Saúde

5 benefícios do contato com a natureza para a saúde

Há quanto tempo você não observa a beleza das flores fora da sua janela? Ainda se lembra do ar puro das áreas cercadas por árvores? A vida urbana acaba diminuindo o contato com o verde. Então, evite que isso não aconteça. Saiba hoje 5 benefícios do contato com a natureza para a saúde. Confira!

1. Aumenta a perspectiva de vida

É o que diz uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital. Após entrevistar 108 mil mulheres, os pesquisadores concluíram que há uma diferença na taxa de mortalidade. Segundo eles, as pessoas que viviam em locais com áreas verdes apresentam o índice de mortalidade 12% inferior à de quem vive em áreas urbanas, menos arborizadas.

Para algumas doenças, os dados são ainda mais específicos. A taxa indica 13% menos chances de desenvolver câncer, 34% menos riscos de problemas respiratórios e 41% menos índices de morte por doenças renais.

2. Maior exposição à vitamina D

A principal fonte da produção de vitamina D é o sol. Ela é importante para a saúde dos dentes e ossos. Uma indicação disso é que em cidade mais nubladas, é comum que a população apresente deficiência da vitamina.

Então, ficar 15 minutos ao ar livre antes das 10h e depois das 16h é muito benéfico para o corpo. A vitamina D melhora o humor, ajuda na absorção de cálcio e reduz os riscos de enfermidades como: AVC, diabetes, câncer e problemas cardíacos. Além disso, ela ainda relaxa os vasos sanguíneos, estimulando a circulação, e reduz a pressão arterial.  

3. Contribui para a saúde mental

Um dos indicativos da redução da mortalidade de pessoas que moram perto da natureza é ter mais saúde mental. Segundo os pesquisadores, há um melhora de 30% na saúde de quem mora em áreas verdes.

Esses benefícios do contato com a natureza pode ocorrer em várias partes, não apenas em locais com árvores. As melhoras podem ser vistas em vive próximo ao mar ou rios também. O contato com fontes naturais reconecta a atenção ao momento presente. Além disso, ainda oferece experiências novas e revigorantes.

4. Diminui o estresse

Devido às diversas tarefas e preocupações da rotina na cidade é comum aparecerem doenças emocionais. Entre elas, as principais são: nervosismo, depressão e ansiedade. Esses males surgem de uma sobrecarga extrema.

Por isso, o contato com a natureza traz o benefício de reduzir o estresse. Além disso, ainda ajuda com os outros problemas ao evitar as crises depressivas e melhorar a ansiedade. Não há nada mais tranquilizador do que um belo cenário natural.

5. Aumenta o foco

A falta de concentração é um dos efeitos adversos do excesso de tecnologia. Com uma grande quantidade de informação recebida diariamente, é mais difícil processar e desacelerar. Logo, isso afeta a capacidade de foco.

Um estudo da Universidade de Wisconsin confirmou que passar mais tempo em contato com a natureza traz muitos benefícios para a mente. Entre eles o alívio do estresse e a desconexão com problemas cotidianos. Com isso, é possível conseguir uma capacidade maior de manter a atenção.

Com esses 5 benefícios do contato com a natureza para a saúde já é possível ficar mais animado para um passeio ao ar livre. Aproveite as vantagens que esse convívio natural apresenta para o seu bem-estar e viva muito melhor.

Gostou do artigo? Então, que tal compartilhar nas redes sociais com seus amigos?

Deixe uma resposta