Saúde

Conquiste mais qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho, também chamada por QVT, é um conceito amplo. Sendo assim, não diz respeito apenas a bons salários ou a certos benefícios oferecidos em uma empresa. Esse termo equivale à satisfação pessoal no ambiente de trabalho. Dessa forma, o colaborador tem todo o suporte para seu crescimento.

Ao ter um bom local e condições adequadas para exercer sua função, o mais natural é que cada funcionário possa desenvolver sua carreira. Entenda melhor sobre isso e conquiste mais qualidade de vida no trabalho.

O que é qualidade de vida no trabalho?

De acordo como psicólogo Abraham Maslow, já em 1943, a qualidade de vida no trabalho pode ser resumida em uma pirâmide de necessidades.

Na base, está a fisiologia. Ou seja, o colaborador precisa contar com o bem-estar físico e mental, evitando estresse, depressão e ansiedade, por exemplo. Além de garantir sua subsistência por meio de seu trabalho.

Então, o segundo desejo é alcançar segurança. Isso é feito pela manutenção do emprego. Logo, o trabalhador precisa saber que conta com uma estabilidade.

Indo mais para o centro da pirâmide pode ser encontrada a necessidade de relacionamentos. É fundamental conviver com pessoas agradáveis e que garantam a aceitação e integração grupal.

Após essa meta, o profissional busca ser estimado em seu local de trabalho. Logo, ele deseja reconhecimento por seus esforços.

Já no topo da pirâmide de Maslow está o desejo de realização pessoal. Nessa fase, o objetivo é alcançar a autorrealização e o desenvolvimento e aplicação de todo o potencial do funcionário.

Como ter mais qualidade de vida no trabalho?

Para ter mais qualidade de vida no trabalho é preciso atingir todas as escalas da pirâmide de Maslow. Veja 5 fatores que são fundamentais para manter o bem-estar diário, tendo uma carreira de sucesso em qualquer instituição.

1- Aprecie o cargo exercido

Para que o colaborador tenha sucesso, é preciso gostar da função que exerce. Assim, ele ficará mais motivado e manterá sua criatividade em alta.

2- Tenha um plano de carreira

Saber onde se está e como quer evoluir na profissão ajuda a manter mais disposição diária. Ou seja, ao ter chances de crescimento na carreira, o profissional busca fazer seu melhor, sempre se esforçando o quanto puder.

3- Exija uma remuneração adequada

Para conseguir realização profissional é preciso saber valor de cada funcionário. Com isso, é fundamental receber um salário de acordo com a experiência e qualificações. Isso é essencial para ter mais qualidade de vida no trabalho e no âmbito pessoal.

4- Cuide da saúde física e psicológica

Para exercer bem uma função, o profissional precisa manter seu bem-estar. Isso significa que ele precisa de pausas, para evitar as LER (lesão por esforço repetitivo). Além disso, é fundamental combater o estresse e ansiedade que levam ao esgotamento no trabalho.

5- Mantenha bons relacionamentos

As relações interpessoais influenciam na harmonia organizacional. Logo, conviver sem conflitos e desentendimentos é uma etapa importante para manter a saúde emocional em bom estado.

Agora que você sabe como conquistar mais qualidade de vida no trabalho, aplique essas dicas. Dessa forma, você será um profissional muito mais realizado em sua carreira.

Gostou do artigo? Então, compartilhe com os amigos do trabalho. Dessa forma, todos poderão crescer em seu ambiente profissional.

Deixe uma resposta