Saúde

Inflamação nas articulações: tudo o que você precisa saber!

Nossa capacidade de nos movimentarmos de diferentes formas só é possível graças às articulações. Mas, com o tempo, ou por doenças e acidentes, elas vão ficando mais fracas e doloridas, ocorrendo uma certa pressão incômoda no local, que piora com o passar dos dias. Para tirar suas dúvidas em relação a isso, vamos falar sobre inflamação nas articulações, suas possíveis causas e como tratá-las.

Um incômodo difícil de lidar

Mulher com dor na coluna

Quando você sente dor para mover os ombros ou os dedos, chega a dar uma certa irritação, não é mesmo? Um belo dia, tudo começa com um leve desconforto, que você resolve tomando um remedinho para dor ali, outro aqui. No dia seguinte, ele persiste, você até acha que foi porque dormiu de mau jeito. Mas, a dor acaba durando 1 semana, de repente duas, e não passa de jeito nenhum. O desconforto dá lugar a uma sensação de queimação ou rigidez.

A dor nas articulações pode ser causada por vários tipos de lesões ou doenças. Independentemente da causa, a dor nas articulações pode ser realmente muito incômoda, pois qualquer movimento, por menor que seja, dói. De fato, não é incomum termos dores nas articulações, pois são áreas complexas que se movimentam constantemente. Mas, quando a dor leva muito tempo para passar, é sinal de que tem algo errado. E, talvez, isso seja sinal de uma artrite.

Listamos aqui as possíveis causas para a inflamação nas articulações:

  • Gripe;
  • Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus;
  • Febre reumática;
  • Gota (especialmente no dedão do pé);
  • Parvovirose;
  • Doenças infecciosas;
  • Sarampo;
  • Hepatite A, B ou C;
  • Caxumba;
  • Sarampo;
  • Esforço fora do normal ou uso excessivo;
  • Lesões, inclusive fratura;
  • Tendinite.

Quando não tratada, a inflamação nas articulações pode evoluir para doenças graves, e apesar do que se imagina, não é somente a terceira idade que precisa se atentar a isso, pois as dores articulares podem atingir qualquer faixa etária. Se as articulações começarem a doer sem motivo, é bom aplicar calor ou gelo para aliviar, mas se a dor não passar, o ideal é sempre consultar um médico para determinar se existem problemas mais sérios.

Existem cuidados que você pode tomar para tratar as dores nas articulações e prevenir que elas evoluam:

  • Faça uma dieta saudável

Pessoas que estão com sobrepeso costumam ter maior pressão sobre as articulações, interferindo até mesmo na forma de andar. Alimentar-se bem e praticar exercícios é fundamental para controlar seu peso e evitar que regiões como o quadril e joelhos fiquem sobrecarregados.

Experimente ingerir mais alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como couve, espinafre e leite. Frutas, grãos, azeite de oliva, peixes, nozes e castanhas também são ótimos aliados para evitar inflamação nas articulações. Lembre-se sempre de consultar um médico para formular uma dieta saudável. 

  • Movimente-se

Incorpore técnicas de alongamento na sua rotina, para evitar que fique parado por muito tempo. Faça pausas durante o dia para manter seu corpo flexível e articulações ativas com movimentos suaves. Você pode fazer alguns alongamentos básicos ou, quem sabe, assistir algumas aulas de ioga ou pilates. Exercícios físicos são essenciais para manter as articulações funcionando e dar maior estabilidade ao corpo.

  • Pare de fumar

Caso você seja fumante, esta informação é essencial para você. A fumaça do cigarro diminui sua massa óssea, deixando as articulações mais fracas e aumentando o risco de lesões. Além disso, o hábito de fumar aumenta inflamações em seu corpo, que pode afetar suas articulações. O tabagismo é um fator que aumenta o risco de desenvolver artrite e, possivelmente, um caso ainda mais grave da doença.

  • Aproveite os benefícios da cúrcuma

Popular na China e na Índia para tratar inflamações, a cúrcuma possui princípios ativos que auxiliam na luta contra a artrite, diminuindo o desconforto nas juntas e . Uma ótima forma de consumir as substâncias anti-inflamatórias da cúrcuma é através de suplementos fitoterápicos, como o Fito Cúrcuma, que age diretamente nas articulações, diminuindo as dores e trazendo mais alívio para a rotina. Com resultados comprovados, o Fito Cúrcuma tornou-se um grande aliado no combate à inflamação nas articulações, principalmente para várias pessoas que sofrem de artrite.

Acesse o site oficial do Fito Cúrcuma e veja como você pode se livrar das dores de forma natural, sem depender de remédios que trazem efeitos colaterais.

Deixe uma resposta